segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Wall Street ajudou a mascarar o défice grego

Já não bastava a enconomia Americana, agora sabe-se que a Goldman Sachs esteve na Grécia...

"O "The New York Times" revela que o banco Goldman Sachs ajudou o Estado grego a contrair empréstimos de vários milhões de euros sem fazer soar os alarmes de Bruxelas.

As "tácticas de Wall Street", escreve o jornal norte-americano, já vêem, pelo menos, desde 2001, logo depois da Grécia ter aderido ao euro. Nessa altura, segundo o "The New York Times", o Goldman Sachs assistiu o Governo num empréstimo que foi omitido à opinião pública e também às autoridades europeias, de forma a não violar os limites de endividamento impostos por Bruxelas.

A última proposta do banco terá acontecido em Novembro passado, três meses antes da situação orçamental grega saltar para os holofotes dos mercados internacionais, obrigando a zona euro a definir um plano de ajuda para evitar o contágio do problema.

A notícia do "The New York Times" aparece no dia em que tem início uma reunião, que dura até amanhã, dos ministros das Finanças da zona euro para discutirem o plano de ajuda à Grécia, cujo contornos são ainda desconhecidos."

in, Diário Económico, 15/02/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário