terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Verdade

A verdade e nada mais que a verdade!
Será pedir muito a esta gente que nos governa que nos digam simplesmente a verdade?
Essa verdade avassaladora e que por ter vindo a ser referida com alguma insistência por personalidades portuguesas como: Hernâni Lopes, Medina Carreira, Cavaco Silva entre outros. A verdade é que Portugal está no ponto sem retorno!

O que querem eles dizer com isso? Bom, aparentemente o País vive um momento de pré insolvência ou de insolvência declarada mas que tem vindo a ser mascarada pelos sucessivos Governos e pelas desculpas de conjunturas económicas internacionais desfavoráveis. A verdade segundo consta, é que temos vivido ao longo dos anos uma situação de deficits acumulados. Quer isto apenas dizer que: As nossas receitas não têm conseguido cobrir as despesas. Mais grave ainda! É o facto de tanto a nível Estatal como a nível privado. Todos temos vivido muito acima das nossas possibilidades, ou das possibilidades daquilo que todos juntos geramos de riqueza.

Ora esta situação de insustentabilidade remete-nos para a questão da Verdade. Se os números nos dizem que a manter-se esta situação Portugal vai entrar, segundo parece em 2013 ou 2014 em ruptura, porque não adoptam os políticos a estratégia do discurso da verdade?

Aparentemente por questões eleitorais, de estratégia política e no fundo, fundo desta questão: -Nós! O Povo!!!

Porque não estamos informados! Porque estamos desinformados sobre a realidade da extensão do problema, continuamos a relegar para os políticos, governo e administração central o papel de inverter esta situação, quando realmente a mudança não depende se não de nós... Povo!

Como?

Primeiro passo: Deixar de acreditar nas receitas fáceis
Há quanto tempo nos prometem baixar impostos? O que tem acontecido na realidade? Para além de aumentarem os impostos directos, também nos vão ao bolso com os impostos indirectos; sobre os combustíveis, as portagens, a saúde, etc.. Já reduziram os apoios sociais... E tudo isto para vermos, ano após ano a situação a agravar-se.

Segundo passo: Ter a consciência que fomos enganados
Quem prometeu e não cumpriu não tem desculpa. Se prometeu desconhecendo a exequibilidade do que prometeu, é incompetente ou vigarista. Temos sido enganados uma e outra vez! E insistem irresponsavelmente, continuando a encobrir a realidade nua e crua. Claro, fomos enganados por todos! Todos! Ainda não houve sequer uma só força política Nacional que tenha vindo corroborar a verdade... E quando o fazem, expõe apenas meias verdades, meios diagnósticos. E quem o faz, fá-lo de fora; fora de qualquer âmbito partidário ou corporativista, fazem-no por patriotismo, porque acreditam; porque sabem o que todos sabem, mas por não terem de prestar contas a ninguém, não têm vergonha, receio ou medo de o dizer abertamente.


Terceiro passo: Adoptarmos a Verdade
Enquanto não adoptarmos esta realidade como a verdade, nua e crua, vamos permanecer neste limbo, de uma realidade suspensa, à espera de um salvador; um sinal; uma mudança que tarda em aparecer... Quando tudo é tão simples! Basta-nos acreditar nesta Verdade..! Ao fazê-lo esvaziamos todo o conteúdo do discurso político, balofo, populista e propagandista. Eles passarão simplesmente a falar pró boneco! Porque a verdade deles é o que supostamente o que o Povo, o que nós queremos ouvir... E o Povo, nós não queremos ouvir se não a Verdade!

1 comentário:

  1. Assalamu alaikum *_*

    hello my friend! warm greeting!
    your blog looks nice 0_0

    by the way,
    if you need to find unique fonts, you can go to our website.

    best regards;

    ResponderEliminar